Nova Paróquia da Diocese de Óbidos



Aconteceu no ultimo sábado dia 28, a criação e instalação da mais nova Paróquia da Diocese de Óbidos, a Paróquia São Martinho de Lima. O evento aconteceu na Praça de Santa Terezinha em Óbidos/PA.
A Paróquia São Martinho de Lima vai atender 32 comunidades na zona Urbana e na zona Rural.
O Pároco da Paróquia São Martinho de Lima é Pe. Sergio Renato de Sousa que é da Arquidiocese de Juiz de Fora/MG e está em Óbidos a pouco mais de dois anos. Segundo Dom Bernardo – Bispo de Óbidos, a paróquia São Martinho de Lima vai ficar sobre os cuidados da Arquidiocese de Juiz de Fora que terá a parceria de está enviando Padres, Seminaristas e Missionários para ajudar nos trabalhos de evangelização da nova paróquia.
Durante o programa de rádio “A Mensagem do Bispo”, Dom Bernardo enfatizou que a escolha do nome da paróquia ser São Martinho de Lima, foi motivado pelo trabalho que Dom Martinho Lammers hoje Bispo emérito de Óbidos, realizou em frente à Prelazia de Óbidos nos últimos 33 anos.  
Com a criação da nova paróquia a Diocese de Óbidos passa a contar com 8 paróquias: São Sebastião (Faro), Santa Izabel (Terra Santa), Nossa Senhora da Saúde (Juruti), Santo Antônio (Oriximiná), São Raimundo Nonato (Curuá), Sant’Ana (Óbidos), Santo Antônio de Pádua (Alenquer) e agora São Matinho de Lima (Óbidos).
  
Saiba Mais...

Paróquia: lugar do encontro com Cristo

            A Igreja Católica definiu o significado da palavra paróquia através do Código de Direito Canônico, dessa forma: “Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano” (Cân. 515 § 1º). E, acrescenta que, “toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias” (Cân. 374 § 1º).
            Nessa comuidade de fiéis acontece o encontro pessoal com Cristo, marcando para sempre a vida de todo batisado que se dispõe a fazer essa experiência. Dessa forma, a vida começa a ganhar novo sentido, direção acertada e, um grande e belo horizonte, onde, o próprio Senhor manifesta a sua vida a quem se lhe abrir para recebê-lo. Assim, conheceremos que ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai se não por Ele (cf. Jo 14,6).
            No documento de Aparecida, encontramos o mais recente pronunciamento do Magistério latino-americano sobre o sentido da comunidade paroquial. Em virtude do crescimento pastoral, a fim de orientar a Igreja como um todo, o documento traz luzes com relação à vida paroquial: “crescem os esforços de renovação pastoral nas paróquias, favorecendo o encontro com Cristo vivo, mediante diversos métodos de nova evangelização que se transformam em comunidade de comunidades evangelizadas e missionária” (DA 99e).
            Dentro dessa renovação pastoral, avanço na nova evangelização e crescimento missionário, está a Igreja Católica presente em Óbidos-Pa. Com o seu quarto bispo, dom Bernardo Johannes, a Igreja, presente nessa região do estreito do amazonas, vem se lançando a todo o momento para as águas mais profundas. Nesse desafio de criar paróquias, dentro das áreas missionárias já existentes e com um trabalho enriquecedor de cada comunidade, é que a diocece nomeou, na região missionária Santa Teresinha do Menino Jesus, no dia 28 de setembro, mais uma pároquia com o nome de um santo latino-americano: São Martinho de Lima.
            Martinho nasceu no ano de 1579 em Lima (Peru). Filho de pais simples, o jovem Martinho aprendeu os trabalhos de enfermeiro e barbeiro, na intenção de doar seu tempo a serviço do próximo. Consagrou a sua vida no convento de Nossa Senhora do Rosário, em Lima, aos 24 anos. Veio a falecer no dia 3 de novembro de 1939, pelo fato de levar uma vida muito austera, com jejuns rigoros e uma vida de oração marcada por horas diante do cruscificado, e também passava longos momentos adorando Jesus na Eucaristia. Foi canonizado no dia 6 de maio de 1962, pelo Papa João XXIII.

São Martinho de Lima, rogai por nós!

PASCOM
           
           

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN